A preparação é a chave para o sucesso. Cada documento apresentado desempenha um papel crucial na construção do seu caso, demonstrando a sua elegibilidade e intenções claras para a viagem.
Exploraremos uma lista abrangente de documentos recomendados, fornecendo orientações essenciais para garantir uma aplicação e aumentar suas chances de obtenção do tão desejado visto para os Estados Unidos.
Primeiro dia (O que levar no CASV)
Passaporte válido;
Confirmação de agendamento;
Confirmação do formulário DS-160
Foto 5 × 5 que atenda aos requisitos do consulado. (Foto impressa obrigatária para menores de 4 anos e para quem comparecer nos consulados de Recife e Porto Alegre) *veja OBS. Fotografia.
Segundo dia (O que levar no Consulado: *veja OBS. Documentação)
Passaporte válido;
Confirmação de agendamento;
Confirmação do formulário DS-160;
Foto 5 × 5;
Comprovantes de renda;
Documentos que justifiquem o motivo da viagem;
Carta convite (se aplicável);
Comprovantes financeiros, como declaração de imposto de renda, holerites;
Extratos bancários e investimentos;
Comprovantes de vínculos com o Brasil, como contratos de trabalho, matrículas em escolas ou universidades.
Observações de documentação
Imposto de renda; (pessoa física e/ou pessoa jurídica)
Extratos bancários (referentes aos últimos 3 meses — pessoa física e/ou pessoa jurídica)
Aplicações. *Se tiver, leve documento que comprove.
Se você possuir algum dos itens abaixo, leve a documentação indicada para a entrevista:
Imóvel ou terreno em seu nome: leve a escritura;
Empresa: leve o Contrato Social e o cartão CNPJ;
Trabalho registrado: leve sua carteira de trabalho e holerites;
Faculdade em curso: leve o atestado de matrícula e sua carteirinha;
Declaração de imposto de renda: leve a declaração;
Veículo: leve o documento de porte;
Filhos: Se o seu filho ficar no Brasil enquanto você viaja, leve a certidão de nascimento ou o RG dele;
Certidão de casamento, no caso de pessoas casadas.
Formação: leve diploma, matricula, carteira de registro profissional.
Observações da fotografia.
O solicitante do visto deverá apresentar uma (1) fotografia colorida com o fundo branco, roupa escura, sem retoques/Photoshop e de boa qualidade, independentemente da idade da pessoa. Fotos de má qualidade ou com fundo em qualquer outra cor (amarelado ou azulado, por exemplo) não serão aceitas e o solicitante perderá o agendamento marcado para a data;
A foto não poderá ter bordas, nem data, nenhuma marca, dano ou dobra. Não use grampos ou clipes na foto que será enviada ao CASV;
O tamanho das fotos poderá ser de 5 cm X 7 cm ou 5 cm X 5 cm. A face do solicitante deverá cobrir 50% da área da foto, medir até 3 cm do queixo até o topo da cabeça e não poderá apresentar cortes do topo da cabeça ou do queixo.
A fotografia deverá ser recente, principalmente de crianças. Só serão aceitas fotos tiradas nos últimos seis meses, desde que as características apresentadas na foto continuem as mesmas quando houver a solicitação ao visto;
A fotografia deverá ser frontal, com a cabeça centralizada e ter a visão completa da face do solicitante que deverá estar olhando na direção da câmera. O solicitante não poderá estar olhando para baixo ou para qualquer lado e deverá ser uma feição neutra (não será permitido fotos sorrindo).
Ambas orelhas deverão estar completamente expostas, permitindo a visão total das mesmas, desde a parte superior até a parte inferior. Aconselhamos que não use brincos, nem mesmo os pequenos e o ângulo da fotografia favoreça a aparência das duas orelhas;
Não utilize adornos (colares, lenço ou qualquer outra coisa), nem óculos escuros, nem óculos de grau, chapéus ou qualquer aparato. O uso de qualquer peça que cubra os cabelos, não será permitido. A única exceção para o uso de chapéu ou panos, será for por razões religiosas, e mesmo assim, nenhuma parte da face poderá estar encoberta.
CRIANÇAS e jovens menores de 14 anos (isentos de entrevista) não poderão utilizar a mesma fotografia utilizada para requerimento do passaporte. A foto do visto americano deverá diferir da utilizada para o passaporte brasileiro.
Outras observações
Para o visto F1/F2, é necessário pagar uma taxa adicional denominada SEVIS. Informações adicionais devem ser solicitadas;
Visto F1/F2: levar Doc. I-20 e comprovante de pagamento da taxa SEVIS.
Visto H1 / H-1B/ L1: levar Petição e documentos recomendados.
Visto B1 (babás e empregados domésticos), levar também o passaporte do contratante, contrato modelo em inglês e português de trabalho nos EUA preenchido e assinado, o solicitante deve incentivar que o colaborador conheça os seus direitos nos Estados Unidos.
Comments